Como cuidar de um filhote de cachorro?

Receber um filhote em casa é tudo de bom. Alguns tutores de primeira viagem podem ter dúvidas de como alimentar, ensinar a fazer as necessidades no lugar certo e até mesmo as primeiras vacinas que devem ser dadas. Aqui reunimos as dicas essenciais para acolher o novo membro da família.

Como preparar a casa

A chegada de um novo pet pode requerer adaptações ao seu lar. Inicialmente, é interessante remover objetos pontiagudos ou frágeis que estejam acessíveis ao cãozinho. Lembre-se de restringi-lo do acesso a fios elétricos, plantas, escadas e produtos de limpeza.

 

Após isso, escolha um canto silencioso e tranquilo para colocar a caminha dele, cães filhotes passam boa parte do tempo dormindo. Também é importante que o ambiente não possua muita movimentação, já que nos primeiros dias é normal que o cão fique inseguro ou assustado.

 

É fundamental pensar na alimentação do filhote, nesse sentido, você deve providenciar bebedouro e comedouro para o pet e adquirir alimentação adequada para a faixa etária dele.

 

O que fazer nas primeiras noites?

É natural que o filhote estranhe o seu novo lar nos primeiros dias. Dessa forma, é importante ser paciente, compreensivo e carinhoso com o pet neste período de adaptação. Durante as primeiras noites, cubra-o com um pano, que pode ter sido retirado do canil e terá o cheiro da mãe, para que ele se sinta mais protegido. 

 

Filhotes passam 80% do tempo dormindo, por isso evite acordá-lo com frequência ou segurá-lo de qualquer maneira. Não o deixe sozinho por muito tempo ou em ambiente com muitas pessoas. 

 

O local escolhido para deixar a sua caminha será um ambiente em que o pet se sentirá seguro e confortável. O cantinho deverá possuir espaço adequado para que o animal possa se exercitar. Além disso, deve ser sombreado e bem ventilado.

 

Manejo alimentar

Estipular horários e quantidades de alimento durante as refeições é o ideal para se fazer com qualquer cão. Se começar quando filhote, melhor ainda. Dessa forma, escolher horários fixos para oferecer as refeições e sempre com as quantidades recomendadas pelo médico veterinário ou as que constam no verso da embalagem da ração é de extrema importância.

 

Deixar a ração disponível 24 horas por dia para os cães faz com que o alimento fique exposto ao oxigênio e luz, podendo oxidar e perder nutrientes. Além disso, pode atrair ratos e outros insetos. Para evitar que isso aconteça, ofereça sempre a quantidade correta, na hora certa.

 

Se o filhote não comer em alguma refeição, é importante que você não some e muito menos acumule as quantidades que ele não comeu. Ofereça somente a porção recomendada por refeição. 

 

Por exemplo, supondo que o seu filhote coma 50 gramas de ração por refeição, se ele não comeu agora as 50 gramas, você vai dar apenas a quantidade certa na próxima. Ou seja, nada de oferecer 100 gramas (50g da refeição atual mais 50g da refeição perdida), siga o valor normal de cada refeição. 

 

Necessidades no lugar certo

O primeiro passo é escolher onde será o “banheiro” do cachorro e o que você utilizará para o seu filhote fazer as necessidades, como tapetes higiênicos ou jornais.

 

Dessa forma, é importante que o local escolhido fique longe de portas e seja uma área de pouca movimentação. Além disso, também deve ser afastado do lugar em que o pet dorme e se alimenta. 

 

Há quem goste de usar produtos como o PipiVet, que através de cheiros auxilia no adestramento e educação sanitária dos cães. Assim, o pet aprende a satisfazer as suas necessidades em um local pré-determinado pelo seu tutor, sem utilizar os outros locais da casa.

 

Vacinação e vermifugação

Todos os filhotes devem ser vacinados e vermifugados. Recomenda-se que a vermifugação aconteça por volta dos 30 dias de vida e que haja um reforço 15 dias depois. Durante o primeiro ano de idade do cão, recomenda-se que a vermifugação ocorra mensalmente.

 

As primeiras três doses da vacina V8, V10, ou polivalente, devem ser administradas quando o filhote tem entre 45 e 60 dias de vida. Com dois reforços que devem acontecer nos intervalos de 21 a 30 dias. A dose antirrábica é única e pode ser administrada junto à última dose da polivalente, por volta dos 4 meses de idade do pet. 

 

Após isso, você já pode levar o seu cãozinho para passear.

 

Brinquedos

Filhotes possuem muita energia. Por isso, é interessante que você ofereça brinquedos adequados para a faixa etária dele, como bolas de textura mais leve, ossinho de corda e bichinhos de pelúcia adequados para pets.

 

Aproveite o tempo com o seu filhote

Apesar dos desafios da fase de adaptação, é preciso lembrar que ela será muito recompensadora, graças à alegria que é trazida pelo cãozinho filhote.

Eles crescem rápido e logo deixarão de serem pequeninos. Aproveite essa fase para criar memórias ao lado do seu novo bichinho de estimação.

 

Na Wellpet você encontra tudo para o seu filhotinho!

Continue acompanhando o nosso blog para mais super dicas para você e o seu melhor amigo.

Se você ama bichinhos, não fique de fora da nossa newsletter!

Nome

E-mail

Telefone

Escreva sua mensagem

ligue: (085) 3111-5500
Atendimento por E-mail
Atendimento pelo Petzap
Endereço
Av. Barão de Studart, 715
Meireles - Fortaleza - Ceará
× Consulta Veterinária 24h