Como prevenir e tratar a obesidade canina.

 

O número de pets com sobrepeso ou obesidade vem aumentando muito nos últimos anos. Identificar um cão com uns quilinhos a mais é uma das maiores preocupações para os tutores, já que essas condições, se não tratadas de maneira correta e saudável, podem comprometer a saúde do seu amigo. Vale lembrar que a obesidade causa várias doenças como dificuldade para se locomover, para respirar, aumento da frequência cardíaca, predisposição a diabetes dentre outros. 

Como saber se o peso do meu pet está adequado?

O peso ideal para cada cachorro é definido pelo Escore de Condição Corporal (ECC), uma escala que pontua de 1 a 9 alguns critérios bem definidos e foi pensada especialmente para a estrutura corporal de cães. Dessa forma, ajuda a identificar se o cão está com sobrepeso ou subpeso. Sobrepeso quando está acima do peso ideal da ECC e sobrepeso quando está abaixo dos quilos para o seu porte físico.

 

De 1 a 3 (abaixo do peso): em diferentes graus, o cão apresenta costelas, vértebras e ossos dos quadris bastante visíveis, além da reentrância abdominal bem evidente;

 

De 4 a 6 (peso adequado): as costelas são pouco ou nada visíveis, mas podem ser facilmente sentidas na palpação (ao “apertar” a região abdominal do pet). A reentrância abdominal existe, mas é pouco acentuada.

 

De 7 a 9 (acima do peso): além de pouco visíveis, as costelas dificilmente são sentidas na palpação, devido ao excesso de gordura. Além disso, o pet não apresenta reentrância abdominal.

 

Cada pet, incluindo os de raça e os sem raça definida, tem formatos e estruturas corporais diferentes. Pugs e Bulldogs possuem o corpo mais “arredondado” e maciços do que Shih-Tzus ou malteses, por exemplo. Há também os que possuem corpos naturalmente magros com costelas naturalmente mais relevantes, como os Whippets. Por isso, é preciso analisar muito bem a estrutura corporal do pet para entender os indicativos de boa saúde ou de sobrepeso.

 

Nesse sentido, as consultas regulares com um veterinário de confiança são fundamentais para entender os parâmetros de aparência saudável para o seu amigo e, ainda, poder investigar os motivos da variação de peso.

 

Por que os cães engordam?

Assim como acontece com nós, humanos, são diversos os fatores que contribuem para que a obesidade se torne cada vez mais recorrente entre os pets.

 

Sedentarismo: passeios diários e brincadeiras são fundamentais para manter o seu cachorro ativo. Isso além de ajudar no controle de peso, diverte o pet e faz com que ele fique menos ansioso. Separe pelo menos 20 minutos do seu dia para fazer uma caminhada com ele.

 

Excesso de petiscos: cães são apaixonados por petiscos mas é preciso se controlar para não exceder a dose diária das guloseimas.

 

Alimentação inadequada: talvez a ração que você escolheu para o seu amigo não seja a ideal para ele. Atualmente há diversas opções de alimentos específicos para cada raça, porte e até mesmo para animais castrados. Um veterinário saberá recomendar a dieta ideal para o seu pet.

 

Evite oferecer comidas humanas para o pet sem antes se certificar que não será maléfica para ele. O organismo dos cães nem sempre são capazes de sintetizar as substâncias presentes nas comidas humanas. A má digestão pode levar a infecções e outros problemas gastrointestinais.

 

Problemas hormonais: quando há um ganho repentino de peso, é provável que o pet esteja com alguma doença endócrina. O hipotireoidismo, por exemplo, está muito relacionado à obesidade. 

 

Diagnóstico e Tratamento

Caso tenha notado que o seu cão está com uns quilinhos a mais e desconfia que ele ultrapassou os limites aceitáveis de gostosura, você deve levá-lo imediatamente a um veterinário. O profissional saberá diagnosticar os problemas de obesidade e recomendar o tratamento mais adequado para o pet.

 

Após a conversa com o veterinário, é hora de colocar o plano de alimentação e exercícios em prática. Pode ser que você precise trocar a ração do seu pet para uma opção específica para cães obesos, além de ajustar as porções que ele consome. Também será necessário estabelecer horários específicos para cada refeição e para os exercícios físicos.

 

O primeiro passo para uma vida mais saudável é buscar ajuda. Uma de nossas especialidades é a Endocrinologia, um ramo da Medicina Veterinária que possibilita entender as causas e possíveis tratamentos para a obesidade canina. Se precisar de ajuda, pode contar com a gente.

 

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas para você e o seu melhor amigo.

Se você ama bichinhos, não fique de fora da nossa newsletter!

Nome

E-mail

Telefone

Escreva sua mensagem

ligue: (085) 3111-5500
Atendimento por E-mail
Atendimento pelo Petzap
Endereço
Av. Barão de Studart, 715
Meireles - Fortaleza - Ceará
× Consulta Veterinária 24h