Como socializar cão e gato?

Por muito tempo, acreditava-se que cão e gato eram inimigos e jamais poderiam conviver. Hoje, sabemos que existem muitos cachorrinhos e gatinhos nas mesmas famílias e que eles são inseparáveis.

 

O primeiro contato entre os dois pode não ser tão amigável, mas calma: o processo de adaptação requer tempo e paciência. Aos poucos, eles serão grandes amigos. 

 

Entendendo os pets

 

É normal que tanto o gato como o cachorro se estranhem por algumas razões. Talvez pelo fato de terem crescido em ambientes separados e, ao se aproximarem, não se darem muito bem, por exemplo. Além disso, cães de maior porte e robustos apresentam comportamento de caça a animais pequenos e, por isso, o contato entre eles pode causar estranhamento.

 

É notória a perseguição maior por parte do cachorro ao gato, principalmente por conta do tamanho e agressividade que podem assumir em uma disputa, já que estamos falando de animais com instintos de caça e instintos de liderança.

 

Tanto os cães como os gatos apresentam comportamentos distintos entre si e com muita originalidade. Além disso, consideram-se donos de seus espaços, tanto é que os demarcam para evitar conflitos com outros animais. Ambas as espécies possuem a necessidade de liderar o ambiente e ter a atenção de seu tutor voltada para si. Ao socializar cães e gatos, é importante ensiná-los a dividir não somente o território, mas também o amor da família para que então construam uma amizade e convívio saudáveis. 

 

O primeiro contato

 

Se você já é tutor de cachorro certamente já sabe que, em alguns casos, apresentar dois cães pode ser difícil. Agora imagine apresentar animais de espécies diferentes, no caso, apresentar um cão a um gato e o quão estressante isso pode vir a ser. No entanto, com atenção e cuidado, é possível apresentar cães e gatos de maneira amigável e, na medida do possível, tranquila.

 

Uma maneira segura e efetiva de introduzir um animal ao outro é fazê-lo em um ambiente controlado. Isolar um dos animais e permitir que o outro circule pelo local é uma opção para que ambos se acostumarem com a presença e cheiros. Após isso, troque as posições e permita que o pet que anteriormente estava isolado também caminhe pelo ambiente e sinta o cheirinho do outro.

 

Para o primeiro contato direto, mantenha o cãozinho preso no canil ou atrás de um portão, mas permita que ele cheire o gato enquanto você o segura.

Esse processo de introdução e primeiro contato pode levar dias ou até semanas, dependendo da forma como os pets se adaptem um a presença do outro. Portanto, seja paciente e respeite o tempo deles!

 

É interessante contar com a ajuda de alguém da família durante essas primeiras aproximações, até mesmo para supervisionar, controlar os animais e repreendê-los caso um dos dois avance ou rosne. Quando os dois animais se comportarem bem, não deixe de mimá-los com carinhos e petiscos!

 

A idade é um fator importante!

Filhotes são naturalmente menos agressivos, curiosos e ainda estão formando uma personalidade. Dessa forma, apresentar um cão filhote a um gato adulto ou filhote é muito mais fácil!

 

Se você é tutor de um cão adulto ou idoso, a adaptação a um gato filhote pode ser mais difícil. Isso porque o cachorro não terá o mesmo nível de energia que o gatinho. A adaptação pode ser mais fácil entre dois idosos, já que ambos costumam ser mais calmos. Dessa forma, é importante levar em consideração esses fatores antes de comprar ou adotar um novo pet!

 

Tenha em mente que em alguns casos a dupla cão e gato simplesmente não vai ser compatível ou saudável no ambiente de casa. Não force uma relação que não parece estar dando certo, um tutor responsável deve reconhecer esse tipo de situação para os pets.

 

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades para você e o seu pet!

Se você ama bichinhos, não fique de fora da nossa newsletter!

Nome

E-mail

Telefone

Escreva sua mensagem

ligue: (085) 3111-5500
Atendimento por E-mail
Atendimento pelo Petzap
Endereço
Av. Barão de Studart, 715
Meireles - Fortaleza - Ceará
× Consulta Veterinária 24h