Meu cachorro tem medo de fogos: o que fazer?

As festas e comemorações de final de ano ainda são sinônimo de fogos de artifício. Apesar de ser bonito e emocionante, os efeitos sonoros da queima de fogos geram muito medo e estresse nos animais, em especial, nos cães. 

Além de estresse e ansiedade, o medo dos rojões pode resultar em fugas e até mesmo acidentes com o animal. 

Por que eles têm medo?

Cães têm medo dos fogos de artifício devido o alto volume das explosões e pelo brilho das luzes. Caso ele tenha tido pouco contato com diferentes sons, o medo e aversão pelo desconhecido pode ser pior ainda, o que é o caso de muitos filhotes.

 

Não importa a raça, tamanho ou idade, todos os cães podem sentir medo dos fogos devido ao barulho, sensação de ameaça, gatilho de estresse, fatores genéticos e desconhecido.

 

Cães têm os ouvidos extremamente sensíveis e capazes de ouvir timbres inaudíveis para os seres humanos. Imagine o estrondo que é uma queima de fogos para eles. Essa sensibilidade pode causar dor no animal ou até mesmo comprometer a audição de um filhote.

 

Por se tratar de algo muito barulhento, alguns cachorros com medo de fogos podem apresentar comportamento agressivo com o intuito de se proteger.

 

Como acalmar o pet.

Ficar calmo é o primeiro passo para lidar com o medo do seu cãozinho, lembre-se que eles são capazes de sentir as nossas emoções.

 

Se o seu cãozinho já procura um lugar específico para se abrigar quando sente medo, permita-o ficar lá enquanto o barulho dos fogos estiver rolando. Mantê-lo em um ambiente associado a alguém da família com quem ele tenha mais afinidade e que tenha o cheiro da pessoa em questão também pode ajudá-lo a se sentir seguro.

 

Certifique-se de que portas e portões estão fechados a fim de evitar fugas e, na medida do possível, fique perto do seu cãozinho e procure distraí-lo com petiscos e brincadeiras. Respeite caso ele prefira ficar em um local isolado.

 

Mantenha o seu pet com coleira e plaquinha de identificação, assim, caso ele escape da sua casa por medo, ficará mais fácil de localizá-lo.

 

Como evitar o medo dos fogos?

 

A exposição a ruídos altos pela primeira vez pode ser muito traumática para o animal, já que, diferente dos humanos, os pets não sabem distinguir a origem dos estrondos dos fogos de artifício e é natural que associem o barulho a algum perigo e, portanto, se assustem e queiram fugir.

 

Nesse sentido, acostumar o pet com barulhos altos, associando-os a coisas boas é a melhor maneira de evitar desconfortos e estresses gerados pelos fogos.

 

Com a ajuda de uma fonte de ruído, como vídeos ou áudios de fogos e rojões, comece colocando o som bem baixinho no ambiente em que o pet está. Ao mesmo tempo, distraia o animal com brinquedos.

 

Caso ele não esteja abalado com os ruídos, aumente o som gradativamente e continue a distraí-lo com brincadeiras e petiscos, assim ele associará o barulho a coisas boas. Faça isso até perceber que o cão continua se sentindo seguro diante do barulho.

 

Seguindo essas dicas certamente você e seu amiguinho poderão curtir as festas de final de ano muito mais tranquilos e sossegados. Se você seguiu essas dicas e o seu pet ainda não melhorou, venha para a Wellpet e peça a ajuda de um veterinário de confiança.

 

Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades para você e seu pet!

Se você ama bichinhos, não fique de fora da nossa newsletter!

Nome

E-mail

Telefone

Escreva sua mensagem

ligue: (085) 3111-5500
Atendimento por E-mail
Atendimento pelo Petzap
Endereço
Av. Barão de Studart, 715
Meireles - Fortaleza - Ceará
× Consulta Veterinária 24h