Por que castrar o meu gato?

Quem é tutor de gatinho já deve ter recebido a recomendação de castrar o pet. Muitos veterinários recomendam o procedimento devido às vantagens que ele oferece ao bem-estar do animal.

Apesar de seus benefícios serem bastante divulgados e conhecidos, a castração ainda gera muitas dúvidas que vão desde a cirurgia até o pós operatório e seus possíveis efeitos colaterais. 

Por isso, para entender melhor o procedimento, veja os benefícios que ele traz para os felinos. 

 

Prevenção de doenças

Além da impossibilidade de ninhadas indesejadas, que podem ser difíceis de administrar e de encontrar um bom lar para os filhotinhos, um dos grandes benefícios da castração é a prevenção de doenças.

Nas fêmeas, após a esterilização, há a redução do risco do desenvolvimento de câncer de mama e infecções de útero. Além disso, a castração é um método definitivo e recomendado por veterinários, diferente da administração de anticoncepcional para as gatas, que não funciona da mesma forma como nos humanos, algo que gera efeitos colaterais bastante prejudiciais para a fêmea, como a piometra, uma infecção que acomete o útero.

Nos machos a castração evita as fugas, já que reduz os níveis de estresse do animal dentro de casa. Portanto, há a redução da possibilidade do felino se envolver em brigas com outros gatos, se machucar ou correr riscos de envenenamento, o que também diminui os riscos do pet contrair FIV, FELV e outras doenças graves como câncer de testículo e doenças no aparelho reprodutor.

Além disso, o procedimento amplia a qualidade de vida e a longevidade dos felinos.

 

Mudanças no comportamento

A castração para as fêmeas consiste na retirada do útero e ovários. Já nos machos, há a remoção dos testículos e bolsa escrotal. Nesse sentido, a falta de estímulos hormonais liberados por esses órgãos fazem com que o gatinho tenha um comportamento mais calmo, dócil e tranquilo.

É possível que o pet ganhe peso após realizar a castração. Porém, fazer a operação traz mais benefícios do que não fazê-la. O que torna de extrema importância manter contato e consultas regulares com um veterinário de confiança, antes e após a realização do procedimento. Assim, o profissional indicará uma dieta balanceada e atividades físicas para evitar ou reduzir esses efeitos. 

Também é necessário garantir que o pet tenha arranhadores, varinhas e outros brinquedos que estimulem seus instintos naturais. Desse modo, o gato permanecerá ativo, entretido e muito mais saudável.  E você pode encontrar tudo isso na Wellpet.

Cuidado felino é uma de nossas 22 especialidades. Por isso, se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, traga o seu pet para a nossa clínica. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas para você e o seu melhor amigo.

 

Se você ama bichinhos, não fique de fora da nossa newsletter!

Nome

E-mail

Telefone

Escreva sua mensagem

ligue: (085) 3111-5500
Atendimento por E-mail
Atendimento pelo Petzap
Endereço
Av. Barão de Studart, 715
Meireles - Fortaleza - Ceará
× Consulta Veterinária 24h