Tudo o que você precisa saber antes de criar um roedor.

Ultimamente tornou-se comum criar um dentucinho em casa. Pequenos, fofos e divertidos, esses bichinhos se encaixam em qualquer família, trazendo muita alegria e diversão. Mas, assim como outros tipos de pets, também precisam de cuidados especiais. 

 

A escolha de uma boa gaiola

O primeiro passo para proporcionar uma boa vida para o seu roedor é escolher uma gaiola adequada. Afinal, esses pets não passam muito tempo soltos pela casa e viverão boa parte de suas vidas nesse espaço. Dessa forma, opte por uma gaiola que possua tamanho suficiente para que o animal se sinta confortável.

Há no mercado três principais tipos de gaiolas para roedores, cabe ao tutor escolher qual é a mais adequada e confortável para o novo pet:

Gaiola de plástico: é possível ajustar o tamanho da gaiola com túneis e anexos, algo que torna o espaço mais agradável e enriquecido para o roedor. Entretanto, a ventilação é prejudicada.

Aquário: é geralmente feito de vidro e costuma ser esteticamente bonito e pesado.

Gaiola de arame: a maioria das gaiolas nesse modelo são compostas por uma base de plástico e uma superfície de arame. Apesar de contar com uma boa ventilação, é mais difícil de higienizar.

A casinha deve ficar em um lugar agradável

O próximo passo é escolher um lugar agradável e adequado na sua casa para deixar a gaiola do seu roedor. Nesse sentido, alguns pontos devem ser levados em consideração

Evite pendurá-la ou deixá-la em locais muito altos: caso o pet fuja, sofrerá uma queda, ou a gaiola pode cair por um esbarrão desastrado.

Deixar a gaiola no seu quarto não é uma boa ideia: os hamsters e chinchilas são espécies bastante ativas, principalmente durante a noite.

Opte por um local protegido: o ambiente deve estar longe da luz solar direta, vento e chuva.

 

Preparando a gaiola

Para manter a saúde e o entretenimento do seu roedor, é importante preparar uma gaiola confortável e adequada para ele. Assim, alguns itens serão necessários:

Substrato higiênico: a serragem ou substrato higiênico são essenciais na gaiola dos roedores de estimação, já que é lá que eles fazem as suas necessidades. Dessa forma, a presença desses substratos no viveiro do pet ajudam manter a saúde e higiene do animal por meio da contenção de odores e contenção da proliferação de fungos. 

Comedouros e bebedouros: existem no mercado opções específicas para roedores, que são essenciais para que o bichinho se mantenha nutrido e saudável.

Brinquedos: muitas espécies de roedores são ativas e adoram se exercitar. Dessa forma, os brinquedos são ótimas maneiras de entreter o seu pet. Busque pontes, túneis ou espaços que possam entrar, bolas e a clássica roda de exercícios.

Com esses passos, você não terá problemas ou dificuldades em cuidar do seu dentucinho. É claro que carinho, atenção e  muito amor farão esse processo mais fácil e feliz para o pet e para toda a família.

Vale lembrar que, assim como outros pets, roedores também precisam de visitas regulares ao veterinário. Uma de nossas 22 especialidades são os animais silvestres e exóticos, pode contar com a gente!

Continue acompanhando o nosso blog para mais super dicas para você e o seu pet.

Se você ama bichinhos, não fique de fora da nossa newsletter!

Nome

E-mail

Telefone

Escreva sua mensagem

ligue: (085) 3111-5500
Atendimento por E-mail
Atendimento pelo Petzap
Endereço
Av. Barão de Studart, 715
Meireles - Fortaleza - Ceará
× Consulta Veterinária 24h