Tudo o que você precisa saber sobre a vacinação de cães

As vacinas são um dos principais cuidados para a saúde dos animais domésticos.

 

Assim como os humanos, os animais domésticos também podem sofrer uma série de doenças que podem comprometer sua saúde e qualidade de vida, bem como a de seus tutores. Nesse sentido, é recomendado que as vacinas dos pets sejam aplicadas corretamente, seguindo uma caderneta de vacinação de preferência acompanhada por um médico veterinário.

Por que meu pet deve ser vacinado?

Ao nascer, o filhotinho recebe uma importante carga de anticorpos prontos via amamentação, algo que irá proteger a sua saúde nos seus primeiros dias de vida. No entanto, esse suporte materno não é muito duradouro, já que com o passar das semanas os anticorpos vão desaparecendo e o pet fica exposto a microorganismos. A melhor forma de manter a proteção é por meio da vacinação.

 

Produzidas a partir de bactérias ou vírus atenuados, as vacinas são um método muito seguro de imunização. A sua função é induzir o organismo a produzir sua própria defesa: os anticorpos, em que cada um possui um período de ação. É normal que após a vacinação o animal apresente febre, sensação de desânimo e edema na região onde ela foi aplicada.

 

Como funciona a vacinação?

Recomenda-se que o protocolo de vacinação para os filhotes se inicie entre 6 e 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronaviroses, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose Canina, antígenos presentes na maioria das vacinas polivalentes conhecidas no mercado e clínicas veterinárias como “V8” ou “V10”.

 

Sabe-se que a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa.  Portanto, os filhotes devem ser vacinados novamente a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade.

 

Animais com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de vacina polivalente (V8 ou V10) e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois.  A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.

 

Já a vacina antirrábica é feita em dose única no 4º mês de vida. No entanto, essa programação pode variar. Cabe ao médico veterinário recomendar qual o momento ideal da vacinação e contra quais doenças o animal deve ser imunizado.

 

As vacinas V8 ou V10 e a da raiva devem ter reforço anual durante toda a vida do pet. Inclusive, companhias aéreas e de ônibus apenas autorizam a viagem de animais se estiverem com a carteira de vacinação em dia.

 

Se as vacinas não estão atualizadas, o animal não está completamente imunizado. Se esse for o caso do seu pet, procure imediatamente um veterinário de confiança e siga as recomendações.

 

Quais são as vacinas recomendadas?

As vacinas essenciais devem ser dadas a fim de evitar doenças fatais e transmissíveis para humanos, como Cinomose, Raiva e Parvovirose.

 

A vacina V8 imuniza contra a Cinomose, Parvovirose, Hepatite Infecciosa Canina,  Adenovírus tipo 2, Parainfluenza, Coronaviroses e dois tipos de Leptospira (bactéria causadora da leptospirose). Já a V10 engloba todas da V8 e mais dois tipos de Leptospira. 

 

A vacina contra a raiva (antirrábica) também é essencial e comumente oferecida em campanhas municipais no Brasil.

 

A vacina contra Leishmaniose pode ser essencial em determinadas regiões e condições. Se o seu pet vive no litoral ou vive em áreas endêmicas (Nordeste, interior de São Paulo e Centro Oeste), ele corre maiores riscos de contrair Leishmaniose. Fora a vacina, uma outra forma de proteção é a coleira repelente.

 

Há também vacinas não-essenciais, cujas indicações são avaliadas pelo médico veterinário baseando-se no estilo de vida do animal e do risco de exposição, como a Giárdia e Tosse dos canis.

 

Calendário anual de vacinas.

V8/V10 – Com 6 a 8 semanas de idade, 3 a 4 doses com intervalo de 3 a 4 semanas, reforço anual.

 

Gripe canina – A idade fica a critério do médico veterinário, duas doses com intervalos de 3 a 4 semanas, reforço anual.

 

Giárdia – A idade fica a critério do veterinário, duas doses com intervalos de 3 a 4 semanas, reforço anual.

 

Raiva Canina – Tomar com 16 semanas de idade, dose única aos 4 meses, reforço anual.

 

Manter o seu pet com a carteirinha de vacinação atualizada é protegê-lo e proteger a família toda. Nossa clínica veterinária está sempre à disposição para ajudar você e seu animalzinho com isso.

 

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais super dicas!

 

Se você ama bichinhos, não fique de fora da nossa newsletter!

Nome

E-mail

Telefone

Escreva sua mensagem

ligue: (085) 3111-5500
Atendimento por E-mail
Atendimento pelo Petzap
Endereço
Av. Barão de Studart, 715
Meireles - Fortaleza - Ceará
× Consulta Veterinária 24h